memórias postumas de bras cubas
O vaga-lume é um inseto coleóptero que possui emissões luminosas devido aos órgãos fosforescentes localizados na parte inferior do abdômen. Essas emissões luminosas são chamadas de bioluminescência e acontecem devido a reações químicas onde a luciferina é oxidada pelo oxigênio nuclear produzindo oxiluciferina que perde energia fazendo com que o inseto emita luz. Na reação química, cerca de 95% aproximadamente da energia produzida transforma-se em luz e somente 5% aproximadamente se transforma em calor. O tecido que emite a luz é ligado na traquéia e no cérebro dando ao inseto total controle sobre sua luz.
................................................................................................................
Bohr postulou que os elétrons conseguem trocar de camadas, quando vão para uma camada mais externa, eles absorvem energia, quando retornam para as camadas mais internas, eles devolvem essa energia ao meio, em forma de luz.
........................................................................................................
A luz produzida pelos fogos de artifícios pode ser explicada por Niels Bohr .Explique esse fenômeno.?
SIM. Nos fogos de artificio reacoes quimica liberam grandes quantidades de energia, e essa energia liberada excita atomos de varios elementos. Essa excitacao dos atomos corresponde na verdade a excitacao dos eletrons dos atomos, q, sob efeito da energia das reacoes, passam a estados eletronicos mais excitados. E, depois dessa excitacao, os atomos "relaxam" fazendo os eletrons retornarem a orbitais de menor energia, e nesse processo emitem luz. As cores sao diferentes porque cada atomo tem uma distribuicao de energia eletronica diferente. A relacao entre a luz e as diferencas de energia e":
DE = Ei - Ef = h x f = [ h x c ] / L
onde h = constante de Planck
f = frequencia da radiacao emitida pelos atomos
c = velocidade da luz
L = comprimento de onda da luz emitida