Memória
A memória é basicamente a capacidade humana de inscrever, consertar e relembrar mentalmente vivencias, conhecimentos, conceitos, sensações e pensamentos experimentados em um tempo passado. Especialistas da Neurobiologia e da Psicologia Cognitiva ratificam esta definição, afirmando que na verdade existem varias memórias, pois há diversas fontes de armazenamento de dados em nossa mente, não limitadas em uma área determinada de nosso cérebro, mas inerentes a distintas atividades mentais.
Seja como for, que a memória se expresse, os especialistas são unânimes em afirmar que ela é o fundamento do desempenho cognitivo do homem. Ela exige, para sua melhor performance, um alto dispêndio de energia mental, e se adultera de colagem de fragmentos mnemônicos e de conhecimentos, que dá vida a idéias originais.
Nossa memória tem níveis diferentes de conservação temporal dos dados adquiridos. Alguns deles se esvaem com a passagem dos anos, outros se tornam mais difíceis de detectar, enquanto determinadas informações ficam meio apagadas e são arduamente reconstruídas. Essa é mais uma prova de que existem vários tipos de memórias, o que transforma seu estudo em algo complexo, que exige um esforço transdisciplinar, abrangendo pesquisas neurofisiológicas, bioquímicas, moleculares e emocionais.
Memória de Curto Prazo
A memória de curto prazo é a memória com duração de alguns segundos, ela pode manter sete itens, por não mais de 20 ou 30 segundos por vez. A memória de curto prazo possui duração de armazenamento limitado. A cada instante que passa um item nela armazenado se torna mais fraco ate por fim desaparecer, Exemplo desta memória é a capacidade de lembrar-se de eventos recentes que acontecem nos últimos minutos.
Memória de Longo Prazo
A memória de longo prazo tem o processo de formação de arquivo e consolidação e pode durar de minutos e horas e meses e décadas. São exemplos desse tipo de memória as nossas lembranças da infâncias ou de conhecimentos que