Memória
Memória é a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações. Existem várias modalidades de memória, como memória de curto-prazo e longo-prazo.
A memória é divida em três partes, a imediata (fatos recentes), a intermediária (fatos ocorridos a horas ou poucos dias) e a remota (fatos antigos).
Temos a capacidade de armazenar diversas informações e como um computador registramos apenas os dados que nos serão úteis para nossa sobrevivência é a chamada memória seletiva.
As principais características da memória são retenção e reprodução (somos aquilo que recordamos), sendo que a reprodução refere-se a diversas formas de recordação.
A memória fixa nossas recordações que são geradas por nossas sensações e percepções. Quando imagens de objetos e fenômenos surgem diante de determinada situação, temos as recordações.
A memória também pode ser definida como a aquisição e retenção de palavras, símbolos e experiências conscientes, como por exemplo, a aprendizagem de uma fórmula matemática.
Alguns estudiosos afirmam que a capacidade de memorização de um evento, depende da importância emocional relacionada a situação.
Perda e Façanhas da Memória
A inibição das terminações nervosas provoca a perda de memória que pode ser permanente ou temporária.
A perda de memória também pode estar ligada a algumas doenças neurológicas, distúrbios psicológicos, problemas metabólicos e variedades de intoxicações. A perda de memória e mais conhecida como “esclerose ou demência”. A demência mais comum é conhecida como a doença de “Alzheimer”. Outros fatores podem ocasionar a perda de memória como o acidente vascular cerebral, encefalite, stress, ansiedade e a depressão. A falta de vitamina B1 e o alcoolismo podem ocasionar a perda de memória recente. Em acidentes com traumatismo craniano pode ocorrer a “amnésia” e a perda da memória de fatos que antecederam o evento. A vida sedentária e