Memória RAM
Grupo:
Hiago Matheus
Kelvison França
Lucas Batista
Paulo Henrique
FUNÇÃO E FUNCIONAMENTO
A
função da memória RAM é armazenar arquivos e programas que estão sendo processados no momento e tornar o acesso ao seu conteúdo uma ação rápida e simples, para que o CPU possa trabalhar com elas.
FUNÇÃO E FUNCIONAMENTO
A
memória RAM (Random Access Memory) ou memória de acesso aleatório que pode ser acessada de qualquer posição e a qualquer momento. É também uma memória volátil ou seja: quando a memória deixa de ser alimentada eletricamente todo o seu conteúdo se perde e ela torna a ficar vazia.
COMUNICAÇÃO COM A PLACA MÃE E O PROCESSADOR
É
principalmente nela que é executada a maioria das operações, portanto é nesta memória que ocorrem as operações da CPU.
A
quantidade de memória RAM disponível tem um grande efeito sobre o desempenho, já que sem uma quantidade suficiente dela o sistema passa a usar memória virtual, que é lenta. A principal característica da RAM é que ela é volátil, ou seja, os dados se perdem ao reiniciar o computador. Ao ligar é necessário refazer todo o processo de carregamento, em que o sistema operacional e aplicativos usados são transferidos do HD para a memória, onde podem ser executados pelo processador.
COMUNICAÇÃO COM A PLACA MÃE E O PROCESSADOR
Praticamente
todos os componentes de um computador, como processadores, memórias, placas de vídeo e diversos outros, são conectados à placa-mãe a partir do que chamamos de barramento. Um dos aspectos fundamentais quanto ao barramento, em especial quando tratamos de memória, é a quantidade de bits que ele é capaz de levar por vez .
COMUNICAÇÃO COM A PLACA MÃE E O PROCESSADOR
O
controlador é parte do chipset que se encarrega de governar o fluxo de informação entre memória e processador. Quando
o CPU precisa de informação da memória ,ele envia um pedido ao controlador de memória, por sua vez envia o pedido para memória e “avisa” ao processador quando ela esta pronta