Memória RAM
Memória RAM é um sistema de armazenamento de dados. RAM significa Random Access Memory, Memória de Acesso Aleatório, em inglês, e esta nomenclatura se deve ao fato de que o sistema acessa dados armazenados de maneira não-sequencial, ao contrário de outros tipos de memória. A memória RAM é volátil, ou seja, não grava de modo permanente os dados nela contidos. Quando a alimentação do sistema é cortada, tudo que foi guardado é perdido.
Nos anos 80 os PCs eram equipados com quantidades de RAM de 64KB, 256 KB, 512 KB até que se chegou finalmente a 1 MB. Nessa altura um computador caseiro como o Commodore 64 tinha 64 KB de RAM e funcionava bem.Por volta dos anos 90, apareceram sistemas operativos mais avançados como o Windows. Começou então a corrida à RAM. Os PCs necessitavam cada vez de mais e mais RAM. O processador 386 podia enderessar grandes quantidades de RAM. Os primeiros PCs a funcionar com o Windows podiam enderessar 2 MB, mas 4MB depressa se tornou o padrão. A corrida continuou durante a década de 90 enquanto os preços de RAM desciam drasticamente.
O tipo tradicional de RAM é DRAM (dynamic RAM).
O outro tipo é SRAM (static RAM).A SRAM continua a "lembrar-se" do seu conteúdo, enquanto que a DRAM tem que ser refrescada cada poucos milisegundos.
DRAM consiste em microcondensadores, enquanto que a SRAM consiste em circuitos ON/OFF. Como consequência disto as SRAM são mais rápidas em resposta que as DRAM, já que podemos ter tempos de subida na ordem dos 4ns (4 x 10-9 s) e por esta razão são udadas em diferentes versões de RAM Cache.
Já sabemos que os dados e as instruções que são processadas pela CPU têm de vir da memória principal — RAM. Sempre que a CPU solicita um bloco de informação á RAM é colocada uma cópia dessa informação na memória Cache. A Cache vai conter as informações e os dados usados mais recentemente ou mais frequentemente pela CPU.
Quando a CPU requer uma determinada instrução,