Memória Cache
..... (FAZER)
MEMÓRIA CACHE.
Na área da computação, a CACHE é um dispositivo de acesso rápido, interno a um sistema que serve de intermediário entre um operador de processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede.
A Cache é parecida com a RAM, mas extremamente rápida em comparação a memória normal, e é usada de maneira diferente.
Quando um programa esta sendo executado e a CPU precisa ler dados, ou instruções armazenadas na memória comum, ela primeiro verifica se os dados estão na cache, caso não esteja, ela seguirá em busca pela memória RAM. Quando localizada a busca, é informada ao sistema, e também será salva de forma temporária novamente pela cache, assim da próxima vez que tal informação seja solicitada ao sistema, ela será localizada logo na memória cache. Esse processo ocorre com freqüência, ajudando assim a aumentar o desempenho do computador.
Usando como exemplo de dados que a CPU sempre encontra na cache, são as informações de programas que estão abertos no computador. Os programas fazem com que o sistema efetue a mesma operação varias vezes, até que tal uso seja finalizado. O processo interativo de busca da cache se chama laço ou loop. Por exemplo, para um editor de texto procurar uma palavra específica, ele precisa primeiro verificar cada uma das palavras do documento até encontrar uma que coincide com a palavra procurada, se a palavra procurada encontrar a coincidência na cache, a unidade de controle não precisará carregar-la da memória, assim terminando mais rápido a procura.
TAMANHO DA CACHE.
Ela é constituída com a memória SRAM (+-8ns), que é muito mais rápida do que a memória DRAM (+- 50ns). Seu custo é caro, pois a sua estrutura é mais complexa que a DRAM, pois levam um conjunto de 4 capacitores e mais 2 resitores para cada cédula de memória.
Seu tamanho é 2r+w bytes ou palavras. Quando feita uma implementação de memória cachê, alguns são analisados em relação ao seu tamanho. Tais como,