memorias postumas
O trabalho a seguir apresenta uma análise critica de uma obra muito famosa Memórias Póstumas de Brás Cubas do autor Machado de Assis. Com essa obra ao autor consegue influenciar no Brasil uma nova corrente literária, o Realismo. A influência no surgimento do Realismo é o Positivismo, o qual analisa a realidade através das observações e das constatações racionais.
Na obra podem-se observar vários pontos do Realismo, várias características presentes em sua estrutura. O autor ao contar sua própria história no livro, consegue envolver o leitor ao estabelecer uma conversando com ele.
O trabalho irá abordar observações do autor, análise psicológica das personagens, o contexto histórico na qual a obra foi escrita, um pouco da história do autor, e também uma análise da obra em si, abrangendo o máximo de informações que o autor quis passar ao leitor.
Autor e obra
Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) é considerado o maior escritor brasileiro de todos os tempos. Embora tenha escrito também poesia e teatro, foi no romance e no conto que criou algumas obras máximas da literatura em língua portuguesa. Aos 16 anos, publica em seu primeiro trabalho literário, o poema "Ela", na revista Marmota Fluminense, de Francisco de Paula Brito. Começa a publicar obras românticas e, em 1859, era revisor e colaborava com o jornal Correio Mercantil. Em 1860, a convite de Quintino Bocaiúva, passa a fazer parte da redação do jornal Diário do Rio de Janeiro. Além desse, escrevia também para a revista O Espelho (como crítico teatral, inicialmente), A Semana Ilustrada (onde, além do nome, usava o pseudônimo de Dr. Semana) e Jornal das Famílias. Seu primeiro livro foi impresso em 1861, com o título “Queda que as mulheres têm para os tolos, onde aparece como tradutor”. Publica seu primeiro livro de poesias em 1864, sob o título de “Crisálidas”. Em 1867, é nomeado ajudante do diretor de publicação do Diário Oficial.
Seu primeiro romance, “Ressurreição”, foi