memorias de varginha
03 de setembro de 2013 · Memórias de Varginha ·
Ilustra esta seção uma belíssima foto do acervo de Inês Helena Buttros. Mostra a fachada do Hospital Regional do Sul de Minas na década de 30. Presume-se que seja na década de 30 devido a comentário de Marluce Reis Ramos Ribeiro sobre o carro, na frente do hospital: “Ouço as pessoas falarem ‘Ford 29, o dr. Zé Marcos tem um’”. A educadora Anilde Maria Grecco comenta: “A rua era de terra e não devia ter muita poeira, pois havia poucos carros que andavam lentamente… Legal isto… Parece filme antigo!”. A musicista Elvira Gomes se recorda: “Depois fizeram o calçamento em bloquetes e árvores no meio da avenida. Meus avós paternos moravam em frente ao hospital e brincávamos muito nos jardins. Que bom recordar!”.
Acidentes domésticos ainda são principal causa de morte de crianças até 9 anos
03/09/2013 12:25 - Portal Brasil
Asfixia por alimentos, exposição à fumaça e ao fogo são as principais causas de óbitos entre as crianças
Acidentes domésticos como afogamentos, quedas, queimaduras e intoxicações ainda são a principal causa de morte de crianças de até 9 anos no Brasil. Na última década, houve queda nos óbitos de crianças nesta faixa etária, mas os números ainda são preocupantes. Dados do Ministério da Saúde revelam que as principais causas de mortes foram os riscos acidentais à respiração como, por exemplo, sufocação na cama, asfixia com alimentos e outros, seguidos pelos afogamentos e exposição à fumaça, ao fogo e às chamas.
Confira algumas dicas de como evitar sustos dentro de casa: Queimaduras
Esses casos necessitam de atenção especial. Normalmente, a queimadura ocorre ao lado do fogão, quando crianças derrubam panelas e seu conteúdo sobre o corpo. Deve-se evitar cabo de panela voltado para fora do fogão, brincadeiras com álcool e fogo e também o uso de fogos de artifício.
Afogamentos
Para bebês e crianças pequenas, até baldes,