MEMORIAL
A busca por espaços de lazer e entretenimento para a população de São José do Rio Preto, um dos polos industriais, culturais e de serviços do interior de São Paulo, localizada no noroeste paulista, é o ponto de partida para esta proposta. A área escolhida permitiu a elaboração de um projeto integrado à paisagem urbana, localizado na Avenida José Munia, no bairro Jardim Morumbi, prolongamento de um dos principais eixos da cidade, a Avenida Alberto Andaló, onde se tem uma grande demanda de pontos de lazer e serviços da cidade. O terreno sofre grande incidência solar desde o início da manha e fica mais forte a partir das 10hrs da manhã, na qual a maior insolação está voltada para a vista frontal do terreno.
Para que houvesse a integração do espaço com seu entorno, foram feitos estudos de implantação, definidas a partir de fatores determinantes. Um deles foi a integração de todos os setores: lazer, cultural e pedagógico num mesmo bloco, para que suas funções e necessidades atendesse o público de todas as maneiras, que pudesse oferecer várias funcionalidades para as pessoas dentro do teatro.
O partido adotado para a arquitetura pretende transforma o edifício num espaço cultural de uso coletivo, que atenda, além da plateia dos espetáculos aos cidadãos que anseiam por diversidade cultural.
O aterramento do terreno foi usado para que pudéssemos projetar um estacionamento subterrâneo para o público, deixando assim uma área maior para o paisagismo e o lazer externo, e uma mobilidade do acesso de veículos, pensando nas condições em dias chuvosos. Também contribuiu para a estética do teatro, deixando a vista frontal em balanço.
O acesso principal dos pedestres, além do acesso para veículos, é pela rampa lateral, próximo do ponto de ônibus, dando acesso ao 1º pavimento, onde se encontra a área administrativa, o Teatro Italiano, e o Café, este com uma vista privilegiada para à avenida. O teatro todo foi projetado pensando na acessibilidade