Memorial
Este memorial relata minha trajetória escolar em sala de aula e fora dela.
Eu Odenil Augusto Prado nasci em Cuiabá - MT no dia 11/06/1965, estudei no bairro Goiabeiras desde ensino básico ao médio, até me mudar de bairro aos 18 anos.
No ano de 1971 eu estava com seis anos de idade na primeira serie, no colégio Gustavo Kullman situado no bairro Goiabeiras a cinco quadras da minha casa. Nos primeiros dias de aula foi muito difícil: eu era muito tímido, não gostava de ficar ali sentado, achava que não iria conseguir aprender. Era tudo muito rápido achava que não iria acompanhar o ritmo das outras crianças.
Mas logo veio o recreio, as brincadeiras quase sempre de correr e eu corria muito, ninguém me pegava, vi que as crianças eram iguais a mim e que gostavam mesmo era de brincar de correr, onde ai fiz muitos amigos.
Lembro-me em especial das merendeiras: sempre muito alegres, organizavam as filas e traziam alimentos nutritivos e muitos deliciosos. Ali terminei as quatro primeiras series, hoje o estudo básico.
Da 5° a 8° serie estudei no Colégio Estadual Ginásio Brasil, nesse período, onde fiz muitas amizades, tanto com colegas das salas quanto com professores e funcionários, lembro-me do guarda, não lembro o seu nome, chamava-nos ele de “guarda”, ele era rigoroso: entrada as 07h15min em ponto, uso de uniforme, caderneta (documento do aluno com foto) que era carimbado presença na entrada e na saída, corredor nem pensar, seu guarda sempre estava lá dando um conselho.
Lembro-me de um episodio que aconteceu na oitava serie, ultimo ano do ginásio, hoje ensino fundamental, professor Gonçalo, de Educação física, muito dedicado com seus alunos, treinava-nos para o campeonato estudantil de handball, fomos para a final no ginásio Nilo Povoas: era uma partida muito disputada, houve um choque entre Pedro (nosso pivô), e o jogador do time adversário e ali teve um empurra-empurra. Quando percebi a torcida adversaria partiu pra cima da gente,