Memorial
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
VALÉRIA APARECIDA FERREIRA
MEMORIAL
Trabalho apresentado como parte das exigências da disciplina Estudo Pedagógicos Integrados III, - DPE- 339, sob orientação da professora Denise
VIÇOSA-MG
2009
Introdução
Não me lembro muito de minha infância, mas me lembro que foi uma época muito especial da qual resultaram amizades para toda vida. Fui criada com muita liberdade, pois cresci na zona rural, em uma pequena comunidade onde todas as pessoas se conheciam e as crianças brincavam juntas antes e depois da aula. Nesta comunidade as pessoas viviam muito unidas e estavam sempre se ajudando, o que me ensinou muito cedo o significado de palavras como amizade, respeito e solidariedade. Cedo aprendi também que educação não se faz só na escola.
Respeito e admiro as pessoas dessa comunidade onde nasci, pois a eles juntamente com minha família e escola, devo minha educação. Educação para mim é dar condições a uma pessoa para que ela sobreviva no meio que esta inserida. Conforme afirma Brandão (1995, p.10):
Da família à comunidade, a educação existe difusa em todos os mundos sociais, entre as incontáveis práticas dos mistérios do aprender, primeiro, sem classes de alunos, sem livros e sem professores especialistas; mais adiante com escolas, salas, professores e métodos pedagógicos.
Antes de existir escola, ou irmos para a escola, já estamos participando de um processo educacional que depois irá ter continuação e complementação na escola. De acordo com Brandão (1995, p.7), “ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender- e- ensinar” Em cada momento do nosso dia, da vida, estamos educando e sendo educados, ninguém escapa dessa situação.
O início de minha formação
Fui criada em uma família muito simples, minha família é de