memorial
Proprietária – Claudia Miranda Aguiar
Matéria - Introdução aos estudos científicos em Educação
Professora - Terezinha
Talvez à forma cronológica deste memorial não seja das mais tradicionais, e não esteja dentro dos padrões mais comuns. Mas gostaria de começar pelo presente e futuro. Hoje a UNIRIO é um presente e um futuro, que talvez nem faça parte de meu memorial daqui a algum tempo, mas espero estar errada, tenho muitas expectativas quanto à carreira escolhida. Quando aos 45 anos resolvi prestar o Enem, eu não pensei no meu passado nem no meu presente, pois se fizesse isso, nem iria tentar. Eu queria poder ter um futuro, um futuro que ficou no passado, quando veio o casamento depois o filho, quando por imaturidade ou falta de juízo larguei os estudos, sem pensar em tudo que já tinha passado para chegar ao final do ensino médio, passando por todas as dificuldades do aprendizado de matérias mais complexas, juntando com a transformação de adolescente para a fase adulta e o inicio da luta pela vida, pelo nosso próprio esforço.
Mas também não posso esquecer-me das alegrias do ensino fundamental, das amizades que pareciam eternas, das professoras ora enérgicas ora amigas, do medo da recuperação, dos lanches na cantina, dos inspetores carimbando as cadernetas, marcando os atrasos, da luta da minha mãe para me acordar cedo, enfim são momentos inesquecíveis.
E por mais que passe o tempo às lembranças da infância jamais saíram das nossas mentes como a primeira escola, os primeiros amigos, as primeiras brincadeiras, a família, que na infância é quem realmente começa nossa formação para o bem ou para o mal, “infelizmente”, mas , felizmente fui feliz e tive muita sorte.
Tanto que hoje após tantos anos afastada dos estudos consegui entrar para uma universidade federal, e ainda conseguindo minha primeira opção em Pedagogia. Estou no presente buscando meu futuro, junto aos meus novos amigos e professores na UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO “UNIRIO”.