Memorial
Programa de Capacitação
À Distância para Gestores Escolares
Componente: Gardênia de O. Cardoso Dourado
MEMORIAL
Ibititá-BA
Novembro/2010
GARDÊNIA DE OLIVEIRA CARDOSO DOURADO
MEMORIAL
Trabalho apresentado por
Gardênia de O. C. Dourado
Ao Progestão, (Programa de
Capacitação à Distância para
Gestores Escolares) orientado pela tutora Isabel Salviano.
Quando fui proposta a fazer um memorial tentei buscar em minha memória o que havia de mais importante na minha vivência escolar e profissional, segundo Ecléa Bosi (1979) , através da memória não só o passado emerge, misturando-se com as percepções sobre o presente, como também desloca esse conjunto de impressões construídas pela interação com o presente com o passado que passam a ocupar todo o espaço de consciência. Isto é, a memória é um conjunto de vivência e experiência agregadas ao longe de nossas vidas.
Não existe presente sem passado, nossas visões e comportamentos estão marcados pela memória, por eventos e situações vividas. Fazer um memorial é fazer uma “faxina” em nossa memória e trazer de volta sentimentos adormecidos, alguns felizes outros não, que preferíamos não ter lembrados.
Pois bem, vamos ao memorial!
Meu nome é Gardênia de Oliveira Cardoso Dourado, filha de Valdevir de
Oliveira Cardoso e Railda de Oliveira Cardoso. Nasci no povoado de Recife dos Cardosos e aos seis anos vim morar na sede. E no mesmo ano iniciei minha vida escolar na escola estadual Hermano Marques Dourado, e já começo dizendo que não foi uma das melhores experiências da vida, pois como nasci no povoado de Recife dos Cardosos, conhecia pouca gente na cidade e, além disso, naquela época existia muita discriminação com as pessoas dos povoados, discriminação esta que se alongou por muitos anos no município de Ibititá e ainda possui alguns ranços. Minha primeira professora do pré, (como era chamado), a qual todos chamavam de tia, menos eu, acho que era a única de fora, portanto não