Memorial
Filosofia da Educação
Docente: Profº Dr. Marcos Francisco Discentes: Juliana Alves Baptista RA: 362387 Laerte Rupré RA: 538019 Marcos Sousa da Nascimento RA: 408786 Thais Domingos dos Santos Rodrigues RA: 392790
Sorocaba / 2013
1. Sobre o texto de Severino:
a) Definam, com suas próprias palavras, os seguintes conceitos presentes no texto de Severino: “essencialismo”, “naturalismo” e “praxismo”.
R: O essencialismo é a forma de entender a realidade que estava presente principalmente durante os 15 primeiros séculos da cultura ocidental, a partir dessa perspectiva a realidade é formada por essências comuns e universais. Baseado na metafísica (além da física), o essencialismo diz que todos os seres existentes apresentam uma essência, sendo essa imutável, ou seja, cada indivíduo já nasce com a sua essência que não irá mudar ao longo de sua vida, é essa essência que o irá identificar dos demais seres.
O naturalismo surge da visão de homem que vem com Renascimento, segundo essa visão, tudo e todos fazem parte da “natureza física”, sendo as leis da sociedade as mesmas leis que regem a natureza. Essa concepção predominou os primeiros cinco séculos da Idade Moderna, e é o oposto do essencialismo, pois o projeto Iluminista é fundado na naturalização da racionalidade humana, a abordagem do real é modo cientifico de pensar, enquanto o paradigma anterior é fundado por concepções teológicas religiosas. As respostas não estão mais em deus, e sim na ciência.
Já o praxismo