Administração Mercadológica
Pontos Importantes para os Quais as Empresas Devem Ter Atenção, Para Criar, Conquistar, Dominar Manter Mercados no Século XXI
Desde sempre, o marketing possui um papel primordial na gestão de empresas e é o conjunto dos métodos e dos meios que esta organização dispõe para vender seus produtos e serviços. No atual contexto, o marketing teve suas funções estendidas dentro das empresas e pode ser dividido hoje em duas categorias. O Marketing Estratégico, que é relativo às funções que precedem a produção e a venda do produto ou serviço (definição do público alvo; estudos de mercado; concepção; fixação de preços; escolha dos canais de distribuição e a elaboração de uma estratégia de produção e comunicação). E o Marketing Operacional que é relativo às operações de marketing posteriores à produção (criação e desenvolvimento de campanhas de publicidade e promoção; ações de venda e de marketing direto; distribuição dos produtos; merchandising e pós venda).
Os profissionais responsáveis pelo marketing de uma empresa necessitam ver os consumidores como eles são, e não como gostariam que fossem. Tendo como premissa básica manter-se próximo de seu público-alvo. É preciso estabelecer canais de comunicação, de mão dupla, com consumidores, distribuidores, técnicos e demais colaboradores. As decisões devem ser baseadas em fatos e não em estimativas e opiniões, pois muitas vezes a lógica pode ser ultrapassada pela realidade.
As ferramentas digitais são excelentes facilitadoras para esses canais de comunicação, e podem ser importantes aliadas na coleta de informações sobre o que cada cliente deseja; permitindo sair na frente para atendê-lo, antes que um concorrente o faça. A única qualidade que interessa é a que o consumidor reconhece.
A verdadeira qualidade e o melhor marketing só serão reais se os consumidores assim os entenderem.
Outra premissa importante de um plano de marketing é ousar, mas com riscos calculados. Para se diferenciar num universo extremamente