Patologias causadas pelo rebaixamento de lençol freático
Se forem satisfeitas as três condições, as rachaduras na parede, seguindo um padrão típico, juntas em diagonal (refletindo a tensão indicada), e na sequência de alvenaria.
Estas fissuras podem seguir fendas horizontais nos pavimentos, incluindo fissuras verticais nas mudanças de material. Pode ser estendido dentro do edifício, por exemplo, para as paredes ou azulejos.
Afetam toda a espessura da parede pode, portanto, levar a vazamentos.
Nos casos mais comuns, os recalquesnão ultrapassem alguns centímetros. Recalques diferenciais devem ser estimados em todas as construções e pode produzir fissuras que, em seguida, assumem valores milimétricos (geralmente entre 0,5 e 2 mm) a partir de um valor relativo de 1 / 500 ou seja, 1 centímetro . para os vãos de 5 m.
O aparecimento dessas fissuras pode ocorrer logo após a conclusão da construção, ou depois de vários anos, à medida que evoluem no grau de consolidação da argila. O processo tende, em princípio, a estabilizar no decorrer do tempo.
A ausência de uma sondagem de solos
A origem principal da ocorrência de recalques diferenciais é o desconhecimento no início de uma obra da existência de camadas de argila compressível que afetará diretamente a construção. Em construção de casas, a razão pode ser a ausência total de estudo do solo, especialmente quando se quer economizar na consulta com um profissional
Outras causas de recalques
• A execução da casa diretamente sobre a vegetação da superfície do solo a profundidades inconsistentes.
• A presença de duas camadas justapostas de diferentes idades, sob as fundações, um pouco velho e um novo compressível mal compactado no decurso dos trabalhos.
• A construção do edifício em um solo heterogêneo com zonas rochosas que são pontos duros, ou, inversamente, restos de detritos vegetais (turfa) ou decomposição de matéria orgânica (lodo), que são áreas altamente compressíveis.
• As mudanças no decorrer da obra não consideradas no