Memorial educacional
MEMORIAL EDUCACIONAL
1.1 Dedicatória
Dedico este memorial á todos os educadores, os quais vivem a intensa realidade do Educar. E assim como a saudosa Clarice Lispecto deixo para todos nós Mestres Educadores a seguinte certeza: “As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.”
1.2 Agradecimentos
É preciso agradecer. Àquele que nos predestinou o ofício de ensinar. Àquele que nos confiou vida com o intuito de orientar vidas. Agradecer àqueles que estiveram comigo durante a longa jornada de graduação: Aos familiares, amigos e colegas que trilharam essa jornada, que eternamente fará parte de nossas vidas. Aos educadores que passaram por minha trajetória educacional, que sempre com muita dedicação impulsionou-me a perseverar e que mostro-me a responsabilidade de cuidar da formação do saber.
1.3 Epígrafe
“A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.
Séneca
MEMORIAL EDUCACIONAL
EDUCAR, DESAFIO DA VIDA
"A memória tem como um dos atributos permitir que o processo de identidade seja realizado entre iguais. A memória, portanto, não pode ser entendida como um relicário, mas sim, como lugar do imaginário e de reconstrução da nossa condição de seres históricos.Aguçando o interesse pelo que foi, podemos construir a memória daquilo que será" (Donatelli, 1996).
Desde criança sonhava em partilhar o que conseguia aprender. Brincava de escolinha, tentando imitar a minha primeira professora a “tia Zilma” ( in memória). E acredito que por ser presenteada com educadores tão maravilhosos é que aprendi a amar o ofício de educar.
A minha trajetória no campo do Magistério iniciou-se logo cedo aos 16 anos. Ainda no Curso Normal ( Magistério- Ensino Médio) já atuava em meu domicílio com aulas particulares. Após a conclusão do Curso em 1998 , fiquei oito anos afastada do meio educacional. Busquei profissionalizar-me