memorial docente
Maria Eliêde Lucena da Silva
Rafael Melo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (ped-0542) –Modulo I
26/05/2012
RESUMO
Brinquedoteca é uma edição de jogos e brinquedos, organizado para o livre uso dos visitantes, em sua maioria crianças e adolescentes.
Muitas escolas mantém uma brinquedoteca de brinquedos educacionais como forma de substituir o clássico “playground” por algo que possa ensinar enquanto entretém os alunos. Tendo neles objetivos pedagógicos que proporcionem interação entre colegas, aprendizado, coordenação motora e diversão.
Na brinquedoteca a criança tem oportunidade de vivenciar diversas atividades lúdicas, ou seja, passa a se conhecer melhor, dominar a ansiedade e vencer o medo.
De acordo com alguns estudos, o jogo e a brincadeira são atividades voluntarias e tem como características fundamentais o fato de ser livre, ter no faz-de-conta uma forma de representação de um desejo ou realidade. Observa-se que ela atua em situações ou lugares diferentes, cumprindo diferentes papéis em escolas , creches, favelas, presídios, universidade, museus, clube e etc.
Então, pode-se afirmar que por meio dos jogos e brincadeiras, a criança é estimulada ao processo de aprendizagem e espontaneidade.
Palavra-chave: Criança, Ludicidade. Aprendizagem
1- INTRODUÇÃO
Brinquedoteca espaço lúdico de educação e lazer.
Restituir o espaço, meios e o tempo para que nossas crianças brinquem espontaneamente e sem cobranças, é o nosso compromisso hoje, considerando que em nome da educação formal, é fator ainda mais sério a ser devidamente ponderado, desde a fase pré-escolar, nós as manipulamos e as monopolizamos, cada vez mais cedo, para atividades divididas, sempre vigiadas e guiadas por projetos que devem atingir os resultados determinados pelos adultos.
Hoje o tempo das crianças é habitualmente saturado por deveres e afazeres, restando muito pouco para as atividades