memorial descritivo drenagem
CIDADE DE PENA BRANCA
PROJETO ANEAMENTO BÁSICO
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório compreende o estudo hidrológico e hidráulico para o projeto integrado de recursos hídricos. Estes estudos têm como principal objetivo fornecer subsídios para fornecer a vazão, a qual será utilizada no dimensionamento hidráulico da drenagem superficial. O projeto contempla os critérios e metodologias adotadas a partir de notas de aulas.
2. ESTUDOS HIDROLÓGICOS Os estudos hidrológicos utilizam dados climatológicos, bem como sua tabulação, objetivando fornecer subsídios para a determinação das vazões de projeto para o dimensionamento das estruturas hidráulicas. Para tanto serão empregadas às metodologias e parâmetros adiante definidos.
2.1. Estudo das Chuvas Intensas A intensidade de chuva será determinada através da equação de chuvas desenvolvida para a cidade de PENA BRANCA, que usa como base o banco de dados do DAEE, e é expressa por:
Onde: T = Período de retorno; t = tempo de concentração; e i = intensidade de precipitação (mm/h). O tempo de concentração definido adiante será dado como sendo o tempo de duração da chuva para efeitos de determinação das intensidades. As chuvas intensas são responsáveis pela erosão dos solos e pela concentração de águas pluviais em vales e zonas ribeirinhas, causadoras de alagamentos temporários localizados. Assim, o conhecimento das relações entre intensidade, duração e freqüência dessas chuvas é de enorme importância para o projeto de obras de estruturas hidráulicas de fluxo para águas pluviais, como galerias, bueiros, extravasores de barragens, vãos de pontes, etc.
Define-se o tempo de concentração como sendo o tempo que uma gota d’água teórica leva para ir do ponto mais remoto da bacia até a seção de estudo. Esta grandeza é utilizada para definir a duração da chuva em determinada bacia. As bacias