Memorial descritivo de estágio
1 INTRODUÇÃO 1
2 RELATO E ANALISE DO PROCESSO DE TRABALHO 2
2.1 PROCESSO DE INSERÇÃO E ATIVIDADES REALIZADAS 2
2.2 AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE SUPERVISÃO 2 2.2.1 Auto Avaliação ................. 3 2.2.2 Avaliação das condições institucionais .................................................................3 2.2.3 Avaliação da dinâmica de supervisão .....................................................................3
CONCLUSÃO 3
REFERÊNCIAS 4
1 INTRODUÇÃO
O presente memorial descritivo de estágio curricular I concentra-se na Realidade do Idosos do programa de ação integrada para o aposentado PAI.
O trabalho da assistente social na instituição em que foi realizado o estágio concentra-se na cidadania e bem estar dos idosos e atua também como elo de ligação entre o aposentado e seus familiares.
O presente trabalho tem por objetivo promover círculos de conversa entre os idosos, garantindo espaços de trocas de experiências a fim de fortalecer a auto estima individual, o convívio coletivo e o sentimento de pertencimento.
A primeira ação metodológica será qualificar os atendimento e depois disso, a participação dos idosos. E também para atender aos objetivos do projeto e será necessário traçar estratégias de ação. E finalmente a última ação metodológica será conscientizá-los da importância deste projeto.
Nas últimas décadas, observou-se um nítido processo de envelhecimento demográfico. Os idosos da mesma forma que os demais segmentos etários, possuem demandas especificas para obtenção de uma vida com qualidade, com direito a saúde, moradia, alimentação e lazer.
Segundo ZIMERMAN (2000) Envelhecer pressupõe alterações físicas , psicológicas e sociais no individuo.
Como se pode constatar, o envelhecimento foi concebido de maneiras diferentes conforme a concepção de cada povo.
Na atualidade, os idosos estão engajados socialmente, participando dos