Memorial de aprendizagem
O presente memorial te como objetivo discorrer sobre os conteúdos que aprendi no Modulo Pedagógico do Curso Técnico de Formação para Funcionários da Educação.
Quando pensamos que utilidade pode ter para uma merendeira aprender Produção Textual, Direito Administrativo e do Trabalho e Informática, se apresentarmos assim de maneira simplista e sem uma contextualização realmente parece inútil, certamente já ouvimos muitos comentários sobre este assunto. Porém, se aplicarmos este mesmo questionamento por outro ângulo, o real, o da convivência, da vivencia diária, então vamos perguntar por que um educador precisa aprender sobre estas disciplinas. Muda todo o contexto; e claro que um educador precisa estar informado em todos os conteúdos, dominar o conteúdo de seu trabalho, em nosso caso as praticas culinárias e tudo o que a envolve, mas como educadoras temos o dever de ser bem formada e informada. É este enfoque que precisa ser mudada e este curso trouxe grande avanço neste sentido.
Precisamos ver o ambiente escolar como o lugar de convívio social dentro da educação e todos que dela participam devem colocar-se neste patamar. Tudo no ambiente deve lembrar que este é o local onde podemos aprimorar nossos conhecimentos além de ser um ótimo lugar para adquirirmos hábitos adequados para nos portarmos em sociedade.
Desta maneira a Produção textual nos permite compreender a importância de saber como nos expressar, tanto na maneira de falar como na escrita. Aprendi nesta disciplina a maneira oficial de redigir alguns documentos como também me permitiu brincar com as palavras e deixar a imaginação livre para criar.
No Direito administrativo e do Trabalho foi muito importante conhecer um pouco mais sobre a nossa constituição e principalmente saber mais sobre os Artigos que tratam da educação. Foi esclarecedor também saber sobre nossos direitos e deveres como funcionários públicos. Estes conhecimentos vão nos ajudar a nos posicionar como cidadãos