Memorial de Aprendizagem.
Este memorial tem como foco a reflexão sobre os conhecimentos adquiridos através dos conteúdos estudados nas disciplinas de “Direito Administrativo e do Trabalhador”, “Informática Básica e Aplicada à Educação” e “Produção Textual na Educação Escolar”.
A busca constante de conhecimentos e a capacitação em nossa área de atuação, possibilita-nos o sucesso profissional e pessoal.
Não buscamos a qualificação profissional apenas para aumentar o salário, mas principalmente para aprendermos algo novo, que nos possibilite abrir novos horizontes. Acredito que sabermos redigir um texto, conhecer nossos direitos como trabalhador, aprendermos a usar o computador é tão importante quanto termos uma renda maior.
Através das disciplinas estudadas neste módulo, pude ampliar meus conhecimentos técnicos. Principalmente na produção textual, pois sempre consegui falar sobre diversos temas, mas sempre tive dificuldade para escrever.
Na “Produção Textual” aprendemos que: clareza, coerência, precisão, concisão, objetividade, coesão e criatividade, são elementos necessários para a produção de um texto. Estudamos as redações oficiais, seus componentes e a importância delas no cotidiano profissional. Falamos também sobre o Memorial, como o próprio nome sugere, é a memória de todos os trabalhos realizados pelos estudantes durante uma disciplina ou mesmo durante todo um curso, o qual estamos trabalhando no momento. Durante estudo de “Informática Básica” fiz vários exercícios práticos usando o computador (formatação de texto, criação de tabelas, pesquisa na internet, criação e uso de e-mail). Aprendi sobre os sistemas operacionais Linux, LibreOffice e Windows7 e seus diversos aplicativos, inclusive a Internet. Eu já tinha participado de cursos profissionalizantes de informática básica no sistema Windows, mas ainda não tinha conhecimento sobre o Linux e LibreOffice. O computador tem feito parte da vida das pessoas, inclusive na escola, como uma tecnologia