memoria
Na placa-mãe de um microcomputador podem ser encontradas três tipos de memória:
DRAM, Dynamic RAM ou RAM Dinâmica - Representa a maior parte da memória do computador. Quando dizemos que um computador tem, por exemplo, 32Mb de memória, estamos nos referindo à memória DRAM.
ROM e suas variações - onde ficam gravados o BIOS e o SETUP. No XT essa ROM ocupava 8Kb. Nos ATs ocupa 64Kb ou 256 Kb.
Memória CACHE - que é uma pequena quantidade de RAM bem rápida, chamada de RAM ESTÁTICA (SRAM = Static RAM), usada para acelerar a velocidade da DRAM. A memória CACHE existe apenas nas placas de microcomputadores com CPUs mais rápidas, a partir do 386DX de 25 MHz. Vamos primeiro estudar os tipos de memória requisitados em um sistema e depois examinar as características e limitações de cada tipo.
V.1 - MEMÓRIA DE ACESSO ALEATÓRIO (RAM)
A RAM, é uma memória de leitura/escrita. Seus conteúdos podem ser escritos ou lidos. A leitura da RAM é não destrutiva, isto é, não destruirá a informação. A principal desvantagem de uma RAM SVLSI no atual estado da tecnologia é que ela é volátil: sempre que a alimentação desaparece, os conteúdos da RAM são perdidos. Por esta razão, o programa de controle nunca residirá na RAM. Em outras palavras, se houver uma queda de energia, antes do sistema poder operar, é preciso recarregar o programa de controle a partir de outro dispositivo de armazenamento permanente (como um disquete). A RAM é usada para armazenar dados (por exemplo, medidas ou resultados de cálculos intermediários) ou programas que podem ser convenientemente recarregados para imediato processamento. O programa residente na RAM pode ser qualquer programa cuja perda temporária não seja catastrófica.
Figura - Módulo de Memória RAM
RAM significa memória de acesso randômico e se refere ao fato de quaisquer de seus conteúdos poderem ser acessados a qualquer momento. Esta é a diferença de uma memória sequencial, como a fita magnética,