antonimia
Na campanha da Heineken, nota-se a presença de Antonímia na mensagem principal da campanha, “DANCE MAIS, BEBA MENOS” (DANCE MORE, DRINK SLOW), dando a ideia oposta de “dançar mais” e “beber menos”.
Nesta campanha a Heineken passa implicitamente a mensagem que normalmente é passada na maioria das campanhas de cerveja, “beba com responsabilidade”
A campanha utiliza uma figura publica Armin van Buuren o DJ nº 1 do mundo, para passar a mensagem de “dance mais” pois geralmente em seus shows são musicas dançantes e junto a muitas bebidas, então a Heineken passou uma mensagem de conscientização ao publico que costuma a frequentar estes tipos de eventos.
Homonímia
A campanha publica veiculada pelo Denatran na época do Carnaval, onde muitas pessoas bebem e rola paquera, a campanha passa uma mensagem simples com uma adaptação linguística da palavra “PEGADA”.
Nota-se a presença de Homonímia, quando a mensagem faz um jogo de palavras com a palavra “pegada” dando a palavra vários significados. Na primeira impressão a sensação de “PEGAR” de pegar “alguém”, e depois dando a ideia de “pegar” um meio de transporte para não causar acidentes após as festas de carnaval, onde rola muita bebida e pegação. A campanha contém um texto de conscientização para as pessoas que irão aproveitar o carnaval e enjerir bebidas alcoólicas e não voltar dirigindo para suas casas.
Polissemia
Na campanha da Giillete, nota-se a presença de uma figura pública Victor Belfort, um famoso lutador do UFC, o texto passa a mensagem: “Vai amarelar ou vai de Gillete?”, dando ao seu publico a opção de escolha entre Gillete ou outras marcas, passando uma ideia de “Se não utilizar Gillete, você é um amarelão”.
Nota-se a presença de Polissemia, na utilização da palavra “Amarelar” passando o sentido de uma pessoa fraca, doente ou frouxo, e se utilizarmos Gillete, iremos parecer um homem mais forte, com mais confiança.