Memoria e barramento
1
Memórias e Barramento de Sistema
Objetivo: Compreender os tipos de memória, como funcionam e a estrutura de comunicação dos sistemas computacionais modernos.
INTRODUÇÃO Nas aulas anteriores foram apresentadas diversas maneiras de interpretar os bits na memória; essa compreensão é de extrema importância, mas não responde às perguntas: o que é, como funciona e como é acessada a memória? O objetivo desta aula é apresentar uma introdução sobre os diferentes tipos de memórias existentes no computador, além de apresentar a forma com que a memória - e outros dispositivos - são acessados, através do barramento de sistema.
1. O QUE É A MEMÓRIA? Em palavras simples, a memória é um dispositivo físico capaz de armazenar e recuperar uma configuração elétrica em um "conjunto de fios". Uma vez que essa configuração elétrica estabelece um padrão de bits, ligados ou desligados, é possível dizer que a memória armazena e recupera dados. Olhando como uma caixa preta, a memória é bastante simples. Observe a Figura 1.
Figura 1: Operações de leitura e escrita na memória
Simplificadamente, o dispositivo memória recebe sinais de controle - que indicam se a operação é de leitura ou escrita na memória - e um endereço. Se a operação for de leitura, o
Arquitetura e Organização de Computadores
2
dispositivo memória responde emitindo o dado armazenado no endereço em questão; se a operação for de escrita, o dispositivo recebe o dado e o armazena na posição de memória indicada pelo endereço. Apesar de ser um dispositivo de funcionamento aparentemente simples, as memórias são possivelmente os dispositivos com maior diversidade de implementações. Isso ocorre porque há diversas características que buscamos nas memórias como velocidade e capacidade, que não são atendidas plenamente por nenhum dos tipos de memória existente. Há memórias que são rápidas, mas se forem desligadas perdem os dados armazenados e são muito caras; há