Memoria flash
Devido à sua velocidade elevada, à sua durabilidade e ao seu fraco consumo, a memória flash é ideal para numerosas aplicações - como as máquinas fotográficas digitais, os telemóveis, as impressoras, os assistentes pessoais (PDA), os computadores portáteis, ou os dispositivos de leitura ou de registo sonoro como um mp3. Além disso, este tipo de memória não possui elementos mecânicos, o que lhes confere uma grande resistência aos choques. (kioskea.net)
Existe um grande número de formatos de cartões de memória não compatíveis entre eles, criados por vários construtores. Os cartões de memória mais correntes são:
Compacta flesh
A memória Compact Flash (notada às vezes CF.) é um tipo de cartão de memóriacriado em 1994 pela firma SanDisk. A memória Compact Flash é constituída por um controlador memória e memória flash contidos numa caixa de pequena dimensão (42.8mm de largura e 36.4mm de altura), de dimensão inferior a uma pequena caixa de fósforos, e pesando 11.4 gramas.
Existem dois tipos de cartas Compact Flash de dimensões diferentes :
•
Os cartões Compact Flash tipo I, possuindo uma espessura de 3.3mm;
•
Os cartões Compact Flash tipo II, possuindo uma espessura de 5mm.
Os cartões Compact Flash são conformes à norma PCMCIA/ATA mas o conector possui 50 pinos em vez dos 68 dos cartões PCMCIA. Assim, é possível introduzir um cartão CompactFlash num lugar PCMCIA passivo de tipo II.
Secure Digital
A memória Secure Digital (também designada SD ou SD Card) é um tipo de cartão de memória criado por Matsushita Electronic, SanDisk e Toshiba em Janeiro de
2000. A memória Secure Digital é uma