Esterelização por óxido de etileno
TÉCNICO EM FARMÁCIA 3° MODULO NOTURNO
ESTERELIZAÇÃO POR GASES:
ÓXIDO DE ETILENO
SÃO PAULO- SP
SETEMBRO DE 2010
GRAZIELA DANTAS GONZAGA
EUNICE ELISIÁRIO DA SILVA
SIMONE LOPES DA COSTA
TATIANE RODRIGUES MALHEIROS
ARIANE
ESTERELIZAÇÃO POR GASES:
ÓXIDO DE ETILENO
Trabalho bimestral apresentado na Escola Técnica de Saúde Publica “Professor Makiguti” como requisito para avaliação do aprendizado na matéria de Produção de medicamentos e cosméticos.
Orientador: Professor Fábio
SÃO PAULO – SP
SETEMBRO DE 2010
Epigrafe:
“Bem aventurado o homem que acha sabedoria e adquire conhecimento”
Provérbios 3:13
RESUMO:
A esterilização por óxido de etileno é um dos métodos mais eficiente e eficaz para uma esterilização segura, pois tem uma ação muito abrangente sobre os microorganismos (até os mais resistentes como os esporos).
Hoje em dia com os avanços tecnológicos, principalmente na área médico – hospitalar, os artigos reutilizáveis estão sendo confeccionados em uma diversidade muito grande de materiais (plástico, borracha, tecido...) o que diminui as opções quanto à padronização de um sistema eficiente de esterilização que possa ser usado em todos os tipos de materiais e o ETO consegue atender bem esta necessidade.
Suas desvantagens estão em ser um produto altamente tóxico e seu processo de manipulação um tanto quanto trabalhoso (mesmo se levando em consideração a automação das autoclaves que são utilizadas.). Na busca de um processo que uma eficácia, eficiência e menos danos á saúde dos envolvidos no processo (técnicos, pacientes,