Memória Flash
Diferentemente da memória RAM e também das SRAM, a memória Flash permite armazenar dados por longos períodos, sem precisar de alimentação elétrica. Este fato acabou fazendo com que a memória Flash se tornasse uma das tecnologias mais importantes das últimas décadas, possibilitando o surgimento dos cartões de memória, pendrives, cartões SSD, celulares, câmeras e players de mídia com armazenamento interno e assim por diante. A característica mais importante da memória flash é o fato de ser não volátil, em outras palavras, isso significa que ela é capaz de preservar os dados armazenados por um longo tempo sem a presença de corrente elétrica. Esse fato a tornou dominante no mercado de dispositivos portáteis. Outro ponto é a relação entre o tamanho físico de um chip de memória flash e a sua capacidade de armazenamento. Apesar de possuir uma arquitetura um pouco mais complexa que a da tradicional RAM, os chips de memória flash ocupam muito menos espaço e armazenam uma quantidade incrível de dados.
TIPOS DE MEMÓRIA FLASH
Existem dois tipos principais de memória Flash, a memória NOR e a memória NAND. NOR: a memória Flash NOR (Not OR) permite acesso às células de memória de maneira aleatória, mas com alta velocidade. Em outras palavras, o tipo NOR permite acessar dados em posições diferentes da memória de maneira rápida, sem necessidade de ser sequencial. O tipo NOR geralmente é usado em chips de BIOS, telefones celulares e em placas de rede especiais. NAND: assim como a memória Flash NOR, a memória Flash NAND (Not AND) também trabalha em alta velocidade, porém acessa as células de memória sequencialmente e as trata em conjunto – em blocos de células – ao invés de acessá-las individualmente.
FUNCIONAMENTO Embora existam dois tipos de memória Flash, a arquitetura interna delas é bem semelhante. Cada célula de memória segue basicamente o mesmo padrão, com dois transistores que representam o “Control Gate“,