memorando
2
Comece a escrever seu memorando externo. Abra um programa de processamento de textos. Digite todas as informações de contato necessárias no topo de um documento em branco, como nome da empresa, endereço, telefone e endereço de e-mail.
3
Dê espaço duplo após as informações da empresa e digite "Memorando" em caixa alta. Dê espaço duplo após a palavra "Memorando" e crie um cabeçalho digitando os seguintes campos, assegurando-se de dar espaço duplo entre eles: De, Para, Data e Assunto.
4
Preencha o cabeçalho com informações pertinentes. Para um memorando externo, inclua seu cargo com nome completo e outros detalhes externos que não seriam necessários em um memorando interno. Ao invés de "De: João Silva", digite "De: João Silva, Presidente, Divisão África".
5
Digite o corpo de texto do seu memorando. Use espaço simples entre as linhas e duplo entre parágrafos.
6
Distribua externamente o memorando.
O memorando, assim como os demais gêneros textuais, apresenta uma finalidade discursiva específica e é constituído de traços distintos. Um deles é representado pela objetividade, ou seja, um discurso demarcado por uma linguagem breve, precisa e direta, visto que faz parte de uma comunicação veiculada no meio comercial.
Em termos conceituais, o