Membros Inferiores 2
Ribeiro
Joana
Costa
Turma 2
MEMBROS
INFERIORES
Professora
Joana
Sousa
Rutura do ligamento cruzado anterior
MEMBROS INFERIORES
Função:
Locomoção;
Sustentação do peso corporal;
Manutenção do peso corporal.
Osso coxal ou ilíaco Fémur
Rótula
Tíbia
Perónio
Ossos do
Metatarsos
tarso
Falanges
MÚSCULOS
São tecidos do corpo humano que permitem o movimento devido ás suas contrações e distensões que ocorrem devido a impulsos eletroquímicos enviados pelo sistema nervoso central.
ARTICULAÇÕES
ARTICULAÇÕES
Cartilagem articular Cavidade articular Cápsula articular O joelho, articulação do tipo sinovial uniaxial e do tipo trocleartrose, possui ligamentos de articulação, uma cavidade articular que é constituída pelo líquido sinovial rico em ácido hialurónico produzido pela membrana sinovial de modo a facilitar a movimentação da articulação. É também composta pela cápsula articular, pela cartilagem articular que é resistente e elástica e por fim, é composta pela membrana sinovial que é constituída pelo tecido conjuntivo que reveste as articulações móveis.
ARTICULAÇÕES
Histologicamente
Formada por células do tecido conjuntivo modificadas, embebidas no tecido conjuntivo denso da cápsula articular ou separadas por tecido conjuntivo laxo ou adiposo.
JOELHO
O joelho é uma articulação sinovial complexa do corpo humano e está situado na parte central dos membros inferiores, estando sujeita a um grande número de lesões. LIGAMENTO CRUZADO
ANTERIOR
Tecido conjuntivo denso regular, situado no centro da articulação do joelho e juntamente com o ligamento cruzado posterior ajuda a manter o joelho estável, não permitindo que o fémur deslize ou rode sobre a tíbia.
A lesão ocorre frequentemente em pessoas que praticam desportos, podendo ser parcial ou total conforme o número de fibras que se rompem. Rutura do ligamento cruzado anterior
LESÃO DO LIGAMENTO
CRUZADO ANTERIOR
Verifica-se sempre que há rotação do joelho quando se apoia todo o peso do corpo numa só perna.