membrana plásmatica
Membrana Plasmática
Recife – Agosto/2013
Interdigitação
Superfície de adesão intercelular constituída por saliências e reentrâncias da membrana celular que articulam em estruturas complementares das células vizinhas. Além de estabelecerem a união entre as células vizinhas, as interdigitações aumentam a superfície de intercâmbio de substâncias com o meio externo.
Desmossomos
São discos de adesão entre células, formados por uma espécie de cimento celular e tonofibrilas (filamentos de queratina). A função dos desmossomos é aumentar a aderência entre as células.
Hemidesmossomos
São resultantes da divisão de desmossomos. Estes são formados por apenas uma placa circular de proteínas que liga a célula à lâmina basal por meio de filamentos de queratina que estão ligados à proteína de ancoramento plectina.
Junções Gap ou Comunicantes
São partículas cilíndricas que fazem com que as células entrem em contato uma com as outras para que funcionem de modo coordenado e harmônico. Esses canais permitem o movimento de moléculas e íons, diretamente do citosal de uma célula para outra.
Zônulas de Adesão
Dispositivo de adesão lateral que ocorre em uma faixa contínua ou configuração semelhante a um cinto ao redor da célula, contribuindo para a aderência entre células vizinhas.
Microvilosidades
São projeções microscópicas da superfície celular em forma de dedos de luva, que tem por função aumentar a área de absorção de nutrientes em um tempo menor. Ex: células intestinais podem apresentar até 3000 microvilosidades.
Cílios
São estruturas curtas, finas e piliformes semelhantes a pelos. São encontradas na maioria dos epitélios ciliados e sua adesão a esse tecido se dá pelos corpúsculos basais que fixam firmemente os cílios ao epitélio.
Flagelos
Os flagelos são estruturas semelhantes aos cílios, porém são únicos e mais longos