membrana plasmatica
-Toda a célula, seja procarionte ou eucarionte, apresenta uma membrana que isola do meio exterior: a membrana plasmática.
-citoplamasma (meio interno) intertiscio( meio externo)
-composicao : fosfolipideos 40%- proteinas 55 %- carboidratos5%)
= fosfolipideos ( fosfato – lipideos ) – bicamada lipidica ou fosfolipidica ( camadas que tocam o citoplasma e o interticio)
=Lipideos ( acidos graxos e colesterol ( composicao da membrana celular e estruturacao dos homornios esteroides)
-As moléculas de colesterol aumentam as propriedades da barreira da bicamada lipídica e devido a seus rígidos anéis planos de esteróides diminuem a mobilidade e torna a bicamada lipídica menos fluida. É por isso que se costumam dizer que as membranas plasmáticas têm constituição lipoprotéica.
MOSAICO FLUIDO:
A disposição das moléculas na membrana plasmática foi elucidada recentemente, sendo que os lipídios formam uma camada dupla e contínua, no meio da qual se encaixam moléculas de proteína. A dupla camada de fosfolipídios é fluida, de consistência oleosa, e as proteínas mudam de posição continuamente, como se fossem peças de um mosaico. Esse modelo foi sugerido por dois pesquisadores, Singer e Nicholson, e recebeu o nome de Modelo Mosaico Fluido.
-PROTEINAS: fica na camada de fosfolipideos
- proteinas: integral ( forma um canal, atravessam a camada de fosfolipideos,)
- proteina: periferica
Proteínas de adesão: em células adjacentes, as proteínas da membrana podem aderir umas às outras.
Proteínas que facilitam o transporte de substâncias entre células.
Proteínas de reconhecimento: determinadas glicoproteínas atuam na membrana como um verdadeiro “selo marcador”, sendo identificadas especificamente por outras células.
Proteínas receptoras de membrana.
Proteínas de transporte: podem desempenhar papel na difusão facilitada, formando um canal por onde passam algumas substâncias, ou no transporte ativo, em que há gasto de energia fornecida pela substância