Membrana Plasmatica
A membrana celular é composta principalmente por fosfolipídios e proteínas. A membrana é considerada lipoproteica, pois aproximadamente 60 % dela é formada por proteínas. Também possui em sua formação colesterol que ajuda na estabilidade da membrana e carboidratos, que ligados a proteínas formão as glicoproteínas, ou ligados a lipídeos formão glicolipídeos.
O modelo do mosaico fluído, sugerido pelos pesquisadores J. Singer e G. Nicholson explica a disposição das moléculas da membrana. Há uma dupla camada de fosfolipídios, onde as extremidades hidrofílicas, que possuem afinidade com agua, ficam opostas e as extremidades hidrofóbicas, que não possuem afinidade com agua, ficam no interior da camada de fosfolipídios. No meio da camada lipídica são encontradas moléculas de proteína que se movem.
As substancias lipossolúveis, solúvel na gordura, atravessam a membrana diretamente pela dupla camada lipídica, porém, outras substâncias são transportadas pelas moléculas de proteína. As proteínas também agem como enzimas, substancias receptoras de hormônios e como ponto de adesão entre uma célula e outra. Os carboidratos também podem ser encontrados associados a proteínas, formando o glicocálix, que impermeabiliza a camada lipídica.
O transporte de substancias através da membrana pode ser passivo, onde as substancias do interior e exterior da célula tendem por seu movimento natural atingir um equilibro em suas concentrações, por isso, a membrana permite a passagem de algumas substancias, sem