BOXE
TADEU JERONIMO DOS SANTOS/RA: 2012099216
LUTAS E ARTES MARCIAIS:
BOXE
Guarulhos
5º semestre/2014
Universidade Guarulhos
LUTAS E ARTES MARCIAIS:
BOXE
Profº. TADEU CORREA
Guarulhos
5º semestre/2014
1. Historia
A historia do boxe é muito longa. Enquanto que o uso dos punhos como arma em brigas de rua deve remontar aos primórdios da humanidade, os mais antigos documentos evidenciando a pratica de pugilismo como esporte têm entre 4000 a 5000 anos, e foram encontrados na Suméria (civilização que se desenvolveu na região do atual Iraque) e no Egito.
Evidencias sugerem a existência primitiva desta pratica desde 1500 anos a.C. em diversas regiões da Europa, Mediterrâneo e Ásia, ressurgindo afinal na Inglaterra onde recebeu o formato atual ao termino do século XVIII.
Os gregos incluíram o boxe nos Jogos Olímpicos no final do século VII a.C. para proteger mãos e antebraços os boxeadores gregos usavam ataduras de couro macio que em Roma muito tempo depois, foram substituídas por um tipo de luva com metal, especialmente chumbo. Desta forma, as lutas de boxe entre gladiadores sempre terminavam com a morte de um competidor.
Com isso a popularidade do pugilismo ficou tão grande que acabou sendo incorporado ao estilo de vida das pessoas, tornando-se uma verdadeira característica do povo. James Figg(1695-1734) foi o primeiro nome importante do pugilismo, erroneamente apelidado de “o pai do boxe”, e se autoproclamava campeão inglês das lutas por prêmio.
Em 1719 abriu a primeira arena de lutas e passou a promover lutas inclusive entre mulheres.
O boxe armador organizado iniciou-se em 1880, crescendo a partir de fundamentos baseados nas regras do boxe profissional na virada do século ate adquirir sua própria identidade, visibilidade e conjunto de regras. Embora o boxe possa