membrana plasmatica
MILENE DE SOUSA RIBEIRO
ATIVIDADE DE REVISÃO
Trabalho de Biologia Celular do Curso de Fonoaudiologia, período 1º, do Centro Universitário– UNINOVAFAPI
Prof. Mª José
TERESINA
2013
1°) A Membrana plasmática engloba a célula, definindo seus limites, separa o meio intracelular do extracelular ela possui mecanismos que permitem a entrada e saída de substancias, ela é constituída por duas camadas lipídicas fluidas e contínuas onde estão inseridas moléculas proteicas, receptores específicos, que confere o modelo mosaico fluido. Sua função principal é de revestimento, proteção e permeabilidade seletiva, ela seleciona quais são as substancias que vão entrar e sair da célula. Nela existe uma proteção extra, que são a parede celular e glicocálix, que possui função primordial de proteção.
2º) Os lipídeos, substâncias oleosas, são as principais moléculas presentes na membrana plasmática e o fato deles não se misturarem com a água ajuda no papel da membrana plasmática de separação da célula do seu meio externo.
Os lipídeos da membrana são chamados de fosfolipídios e se organizam em uma bicamada (duas camadas justapostas). Os fosfolipídios possuem uma cabeça polar, formada por fósforo (que pode ficar em contato com a água) e caudas apolares (que não tem afinidade por água) que ficam voltadas para o interior da membrana. Além dos fosfolipídios a membrana também possui proteínas, que funcionam como portas e janelas da célula, e açúcares ligados aos lipídeos e às proteínas. Ou seja, a composição da membrana plasmática… é principalmente lipoprotéica (lipídios + proteínas).
3º) Transporte ativo é aquele que ocorre sem necessidade de intervenção da célula, ou seja, ele ocorre de maneira espontânea e, portanto, não há gasto