Membrana plasmatica
A estrutura da membrana plasmática, segundo o modelo do mosaico fluido. Representação tridimensional mostrando a dupla camada de lipídios e as proteínas globulares. Moléculas de açúcares associam-se a proteínas e lipídios, formando, respectivamente, glicoproteínas e glicolipídios, constituintes do glicocálix, relacionado com o reconhecimento intercelular.
As funções da membrana plasmática A membrana plasmática tem a função de regular as trocas de substâncias entre a célula e o meio, o que é feito por meio de uma propriedade chamada permeabilidade seletiva. Além disso, a membrana plasmática intervém nos mecanismos de reconhecimento celular por meio de receptores específicos - moléculas que reconhecem agentes do meio, como, por exemplo, os hormônios.
As especializações da membrana A membrana plasmática é dotada de diversas especializações, as quais variam de acordo com as diferenciações celulares. Assim, temos as microvilosidades, as invaginações de base, os desmossomos, as interdigitações, as cutículas e os cimentos intercelulares.
Microvilosidades As