Membrana plasmatica
2. Aparece em eletro micrografias como duas linhas escuras separadas por uma faixa central clara, com uma espessura de 6 a 10 nm. Esta estrutura trilaminar encontra-se em todas as membranas encontradas nas células, sendo por isso chamada de unidade de membrana ou membrana unitária.
3. A molécula de fosfolipídio é resultante da ligação de um glicerídeo a um grupo fosfato. A presença do grupo fosfato faz com que o fosfolipídio tenha a aparência de um palito de fósforo. A cabeça formada pelo fosfato é eletricamente carregada e a haste, formada pelo glicerídeo é apolar.
4. O processo micropinocítico pode servir à interiorização de pequenas porções de substâncias do meio extracelular, mas também serve à reciclagem ou translocação de componentes da membrana plasmática, propósito da Transcitose. Assim sendo, o processo de Pinocitose e o de Transcitose apresentam etapas comuns. A Macropinocitose serve para a captura de grandes porções de fluidos do meio extracelular, seja com nutrientes ou resíduos, envolvendo a formação de grande vesícula que não se associa a lisossomos, sendo translocada ao outro pólo celular para sua exocitose, realizando essencialmente um processo de translocação de fluidos. Sua ocorrência é restrita aos epitélios que revestem as grandes cavidades internas do corpo, como cavidade pericárdica, peritoneal, pleural e às células endoteliais dos capilares.
5. a)Fagocitose é o englobamento e digestão de partículas sólidas e microorganismos por fagócitosou células ameboides. Consiste também em processo de alimentação de muitos protozoários unicelulares - onde a partícula englobada pela célula,