Melissa officinalis
INSTITUTO DE BIOLOGIA
DISCIPLINA DE FITOQUÍMICA
Melissa officinalis
2014
Sumário
1 Introdução.......................................................................................................03
2 Revisão Bibliográfica......................................................................................05
3 Conclusão.......................................................................................................08
4 Referências.....................................................................................................09
1 Introdução
Erva-cidreira (Melissa officinalis), é uma planta perene herbácea da família da menta e da hortelã e do boldo (Lamiaceae), nativa da Europa meridional. O seu sabor e aroma característicos, frutado, de limão, principalmente nas folhas, deriva do seu óleo essencial do grupo dos terpenos (principalmente monoterpenos: carvacrol, p-cimeno, citral - geraniol e nerol - cânfora, etc). É também designada de melissa.
Planta originada do Sul da Europa, introduzida como planta aromática noutras zonas do planeta, regiões meridionais da Europa, Ásia e Norte de África.
Planta perene até 100 cm de altura. O caule é quadrangular, herbáceo, ereto, piloso e aromático, ramificando-se a partir da base formando touceiras. As folhas são verde-escura na parte superior e verde-clara na parte inferior, com 5 a 8 cm de comprimento, pecioladas, opostas, ovais, pilosas e com nervuras bem salientes. As flores, quando são brancas ou amareladas, reunidas em fascículos de 2 a 6.
Floresce no final do Verão. As flores são de pequenas dimensões, de cor esbranquiçada ou róseas e atraem especialmente as abelhas, como se indica já no nome do seu género botânico (Melissa provém do grego e significa "abelha"). Nas regiões temperadas, os caules secam durante o Inverno, voltando a reverdecer na primavera. Os frutos são aquénios oblongos, de