Melhor resposta sobre o caso do juiz chamar BBBs de gostosas
Porém, a orientação atual entre os juristas é que se escreva de uma forma simples e clara (quem quiser leia no final do post a matéria sobre a campanha para simplificar a linguagem jurídica no País)
Tanto é verdade que ao contrário de antigamente, os termos em latim foram cortados, sendo pouquíssimos utilizados hoje em dia.
Ocorre que, para o leigo em direito, as vezes um texto simples parece complexo, não por causa da escrita utilizada, mas por causa de termos técnicos do direito, e nesse caso não tem jeito.
As sentenças também utilizam de termos técnicos, e por isso cabe ao advogado explicar ao cliente de uma maneira clara e simples.
É como um laudo médico, onde o profissional usa termos que desconhecemos para dar um diagnóstico as vezes simples e comum.
Em relação à simplificação, acho que não é preciso atingir a linguagem técnica, porque toda área de atuação tem seu próprio vocabulário.
O problema do Direito é que as vezes ele não é claro para a população, pois muitos profissionais misturam termos técnicos com uma linguagem empolada, cheia de floreios, para impressionar.
Acho que numa sentença o juiz não deve usar, por exemplo, a palavra ‘‘abroquelar’’, em vez de ‘‘fundamentar’’. Mas não vejo problemas no emprego de ‘‘exordial’’ (petição inicial), pois é um termo técnico, que não é feito para a população.
Agora, no caso desse Juiz, sinceramente, um sujeito desse, além de desrespeitar os colegas e jogar a reputação da classe na lama, demonstra não ter respeito também pelos cidadãos que pagam seu salário através de impostos, mais do que isso, debocha deles, ou melhor de todos nós, cidadãos, colegas de classe, enfim brasileiros.
Numa sentença formal, que as vezes decide o futuro de uma pessoa, não se pode fazer gracinhas, ainda mais utilizando linguagem vulgar e gírias.
O Juiz tem um poder e tem que utilizá-lo com inteligência e respeito. E