Melhor do Ano
Postula o inconsciente como objeto de estudo.
Método de investigação: interpretativo, busca o significado oculto daquilo que é manifestado por ações, palavras, sonhos, atos falhos.
ESTRUTURA DO APARELHO PSÍQUICO
• Id (reservatório da energia) é a matriz dentro do qual o ego e superego se diferenciam. Ao nascer o homem é puro id e inconsciente. o É onde se localizam as pulsões / impulsos, regido pelo princípio de prazer, representa os conteúdos não presentes no campo atual da consciência.
Representações de mundo interno. o No inconsciente não existe noção de passado ou presente, é atemporal. o Ação reflexa – automática e inata (tossir, espirrar) e processo primário (imagem mental). o Opera no desejo, reservatório dos instintos, busca descarga imediata e total, não tolera frustrações nem inibições. Não possui lógica, razão, moral ou ética, é egoísta, cego, impulsivo e irracional, inconsciente. • Ego (sistema que estabelece equilíbrio entre o id e o superego). É o responsável pelo contato com o ambiente, constitui a sede de quase todas as operações mentais. o Opera no nível da consciência fazendo o individuo partir em busca da realização concreta do seu desejo. o Princípio da realidade procura dar conta dos interesses da pessoa. Altera o principio de prazer para buscar a satisfação considerando as condições objetivas e reais. o Funções básicas: percepção, memória, sentimentos e pensamento. o Opera na realidade, estruturas de defesa e controle que surgem como conseqüência dos embates do Id com a realidade. Princípio da realidade procura harmonizar as demandas conflitivas.
• Superego (exigências da realidade, árbitro moral) último sistema a se desenvolver. o Internalização das proibições, limites e autoridade. o Decide o que é certo ou errado – busca a harmonia o Funções: moral, representante interno dos valores. o Exerce ação controladora do Ego, é responsável pela internalização das normas,