Meios De Transmiss O
Meio de transmissão é o caminho pelo qual os dados passam entre as estações de trabalho de uma rede. Eles diferem com relação a faixa passante, potencial para conexão ponto a ponto ou multiponto, limitação geográfica, imunidade a ruído, custo, disponibilidade de componente.
A escolha do meio de transmissão é importante, pois influencia no custo das interfaces cm a rede.
Os mais utilizados são o par trançado, o cabo coaxial e a fibra ótica.
Abaixo iremos descrever mais sobre eles:
1- PAR TRANÇADO
No par trançado, dois fios são enrolados em espiral de forma a reduzir o ruído, e manter constantes as propriedades elétricas do meio através de todo seu comprimento.
A transmissão no par trançado pode ser analógica quanto digital. Radiação pode ocorrer quando a relação entre a separação dos condutores e a freqüência de operação chega a certo ponto.
A faixa passante do par trançado é muito alta o fato dele ter sido projetado para o tráfego analógico telefônico.As taxas de transmissão pode chegar até a ordem de alguns poucos megabits por segundo, dependendo da distância , técnica de transmissão e qualidade do cabo.
A perda de energia é um parâmetro importante quando se discute não só a taxa máxima de transmissão, mas também a distância máxima permitida , qualquer que seja o meio de transmissão.
A perda de energia aumenta com o aumento da distância, até chegar a um ponto onde o receptor não consegue mais reconhecer o sinal. A energia pode ser perdida por radiação ( a linha de transmissão pode agir como uma antena se o condutor é uma fração apreciável de comprimento de onda transmitido ) ou por calor ( que vai ser proporcional a corrente e á impedância do meio, aumentando a freqüência , uma vez que o sinal é o transportado cada vez mais na parte externa do condutor )
Em geral uma par trançado pode chegar até várias dezenas de metros com taxas de transmissão de alguns megabits por segundo .
A desvantagem do par trançado é a sua