MEIOS DE TRANSMISS O GUIADOS
Redes locais
Introdução
O objetivo da camada física é transmitir um fluxo bruto de bits de uma máquina para outra. Vários meios físicos podem ser usados para realizar a transmissão real. Cada um tem seu próprio nicho em termos de largura de banda, atraso, custo e facilidade de instalação e manutenção. Os meios físicos são agrupados em meios guiados, como fios de cobre e fibras óticas, e em meios não guiados, como as redes terrestres sem fio, satélites e os raios laser transmitidos pelo ar. Em se tratando de meios de transmissões guiados, as principais formas de realizar esse fluxo de dados é por cabo de par trançado, cabo coaxial e cabo de fibra ótica.
1 Meios Magnéticos
Uma das formas mais comuns de transportar dados de um computador para outro é grava-los em fitas magnética ou em mídia removível (por exemplo, DVDs graváveis) e transportar fisicamente a fita ou os discos para a máquina de destino, onde eles finalmente serão lidos.
Uma fita magnética Ultrium de padrão industrial pode armazenar 800 gigabytes. Uma caixa de 60 x 60 x 60 cm pode conter cerca de 1.000 fitas desse tipo, perfazendo uma capacidade total de 800 terabytes, ou 6.400 terabits (6,4 petabits). Uma caixa de fitas dessas pode ser entregue pelos correios no serviço Sedex em 24 horas em qualquer lugar do pais. A largura de banda efetiva dessa transmissão é de 6.400 terabits/86.400s, ou um pouco mais de 70 Gbps. Se o destino estiver a apenas uma hora de distância, a largura será ampliada para mais de 1.700 Gbps.
2 Pares Trançados
O cabeamento por par trançado (Twisted pair) é um tipo de cabo onde os pares de fios são entrelaçados um ao redor do outro para cancelar as interferências eletromagnéticas de fontes externas e interferências mútuas (linha cruzada ou, em inglês, crosstalk) entre cabos vizinhos. A taxa de giro (normalmente definida em termos de giros por metro) é parte da especificação de certo tipo de cabo. Quanto maior o número de giros, mais o ruído é