Trabalho De Economia
1. INTRODUÇÃO 4
2. APLICAÇÕES DA MICROECONOMIA 6
3. DIVISÃO DO ESTUDO MICROECONÔMICO 8
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1. INTRODUÇÃO
A economia divide-se em dois ramos principais: a microeconomia e a macroeconomia. A microeconomia trata do comportamento das unidades econômicas individuais. Essas unidades abrangem consumidores, trabalhadores, investidores, proprietários de terra e empresas. Por outro lado, a macroeconomia trata das quantidades econômicas agregadas, tais como taxa de crescimento e nível do produto nacional, taxas de juros, desemprego e inflação.
A microeconomia, ou Teoria dos Preços, analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de um determinado bem ou serviço em mercados específicos. Assim, enquanto a Macroeconomia enfoca o comportamento da Economia como um todo, considerando variáveis globais como consumo agregado, renda nacional e investimentos globais, a análise microeconômica preocupa-se com a formação de preços de bens e serviços (soja, automóveis) e de fatores de produção (salários, aluguéis, lucros) em diversos mercados.
A microeconomia não é economia de empresas, pois ambas possuem enfoque distintos. A microeconomia estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço no mercado, isto é, o preço sendo obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço.
Alguns pressupostos básicos devem ser conhecidos para a realização da análise microeconômica, como a hipótese coeteris paribus, o papel dos preços relativos e objetivos da empresa.
A hipótese coeteris paribus, que em latim significa “tudo o mais permanece constante”, ou seja, o foco de estudo é dirigido apenas aquele mercado, analisando-se o papel que a oferta e a demanda nele exercem, adotando que outras variáveis externas interfiram muito pouco, de maneira que são consideradas desprezíveis.