Meios de cultura
Etec Paulistano
MEIOS DE CULTURA
Alunos:
Letícia,17
Lucinea,19
Milla,23
Paulo,25
Vanessa,27
Profº Renan
Outubro - 2013 São Paulo-SP
Sumário
Intodução:
Meios de Cultura
Meios de Cultura são freqüentemente utilizados em laboratórios. Sua finalidade é fornecer nutrientes necessários ao desenvolvimento (cultivo) de microrganismos fora do seu meio natural. Com o desenvolvimento da bactéria, é possível identificá-la através do uso de meios de cultura seletivos.
Os Meios de Cultura podem ser classificados, levando em consideração três aspectos: o estado físico, objetivos funcionais e a composição química.
Segundo a classificação por meio de estado físico, os meios de cultura podem ser encontrados em três formas: sólidas, liquidas ou semi-sólidas.
Meios de cultura que apresentem agentes solidificantes são apontados como sólido; Os semi-sólidos possuem uma consistência intermediária, já que são compostos com uma quantidade de ágar e/ou gelatina que varia de 0,075 a 0,5 %; Os que não possuem agentes solidificantes e possuem aparência de caldo, são determinados como líquidos.
Levando em consideração a classificação através dos objetivos funcionais de Meios de Cultura para Microbiologia, podem ser definidos como:
>> Enriquecido: este tipo é indicado para o desenvolvimento de microorganismos gerais, pois possui quantidades de nutrientes capazes de cultivar qualquer bactéria.
>> Seletivo: meios de cultura com essa especificação inibem o desenvolvimento de alguns grupos de microorganismos e permite assim, o crescimento de outros. Como por exemplo, o Meio de Cultura Verde Brilhante, utilizado para isolamento seletivo de Salmonella.
>> Diferenciais: apresentam substancias que podem estabelecer diferenças em microorganismos parecidos, como Meio de Teague, diferencial