MEIO X MOTIVAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A EVASÃO ESCOLAR EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES.
Deste modo, apontamos o tema provisório para o futuro trabalho:
MEIO X MOTIVAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A EVASÃO ESCOLAR EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES.
Os modelos e tipologias de pesquisas realizadas sobre a evasão escolar e permanência de alunos na escola, apresentados por Freitas (2009), constituem importante referência para fundamentar a investigação proposta na presente investigação. Eles possibilitam o conhecimento dos estudos já realizados sobre evasão e indicam a melhor metodologia de abordagem com essa finalidade. No caso da presente pesquisa os estudos sobre a integração social e acadêmica são considerados. Ambos os conceitos abordam a questão do envolvimento do aluno com a instituição, oferecendo maior probabilidade de sua permanência na escola.
O problema da evasão escolar analisada nesta tese, refere-se à escola pública e gratuita; embora também ocorra um grande número de abandono de alunos em escolas privadas. Os principais motivos para a evasão em escolas particulares, de acordo com Martins (2007), são a mensalidade elevada, a dificuldade financeira momentânea e a falta de financiamento do curso.
Entretanto, existem metodologias para identificar o tipo de evasão e localizar onde ela ocorre com maior frequência que podem ser empregadas tanto em estudos relativos a escolas públicas quanto privadas. Algumas ações relevantes para a sistematização do fenômeno da evasão escolar e seus possíveis tipos em qualquer modalidade escolar são enumeradas por Biazus (2004), consistindo em identificar o período em que a evasão ocorre com maior intensidade; identificar o ano e a série em que ocorrem índices mais