Meio de cultura BDA
Técnica para execução de meios de cultura, tipos dos meios empregados para o isolamento e identificação de microrganismos (bactérias e fungos).
Resumo
Meios de cultura é o conjunto de substâncias necessárias, tendo um equilíbrio de agentes químicos e físicos que proporcionam o crescimento e multiplicação dos microrganismos.São utilizados em três diferentes tipos de consistência: forma líquida, sólia e semi-sólida.
O meio de cultura BDA é utilizado em laboratórios e é recomendado para o isolamento, enumeração de leveduras e bolores em alimentos.
Introdução
Os meios de cultura são preparações químicas que possuem em sua formulação nutrientes necessários para que os microrganismos possam se multiplicar permitindo. entre outras funções, seu estudo e análise.
O meio de cultura BDA é um dos mais utilizados em laboratórios. Nesse meio, a batata serve como fonte de nutrientes, a Dextrose como fonte de açúcar simples e o Ágar tem a função de solidificar o meio.
Materiais e métodos utilizados:
Batata 200g
Dextrose 20g
Ágar 18g
Água destilada 1L
Autoclave 15min / 121ºC
Gaze, béquer, funil, filtro, proveta de 1000ml, erlenmeyer de 1000ml e de 500ml.
Procedimentos utilizados:
As batatas foram lavadas para a retirada de resíduos. Em seguida, foram descascadas, cortadas em cubos e fervidas em 500 ml de água destilada, até que chegassem a um ponto de maciez. Após passarem pelo processo de fervura, as batatas foram descartadas e filtradas com o filtro juntamente com a gaze para que a água fosse utilizada para seguir com o procedimento.
A água do cozimento foi transferida para o erlenmeyer de 500ml e foram acrescentados a dextrose e o ágar que foram misturados manualmente até serem dissolvidos.
Após o preparo da mistura, o erlenmeyer foi tampado com a “boneca” feita com a gaze e levado ao autoclave por 15 minutos a uma temperatura de 121ºC.
Para se utilizar o autoclave, a chave comutadora deve ser ligada na posição de “MÁX” e