Meios de cultura, inoculação de bactérias e coloração de Gram
INTRODUÇÃO
Através deste relatório serão apresentados, os meios de cultura, sua composição, definição, finalidade, seu preparo e sua esterilização, preparo da solução salina, cultivo in vitro de bactérias, microrganismos no ambiente. Nesta pratica também será ensinado preparo da diluição seriada, inoculação de microrganismos nos meios de cultura em placas de Petri, contagem de colônias, coloração de gram, preparo das laminas para identificação no microscópio do tipo de bactéria que se reproduziu em cada meio in vitro
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Definem-se meio de cultura, ou de cultivo, como uma mistura de nutrientes necessários para permitir o crescimento dos microrganismos, em condições in vitro, ou seja, fora de seu habitat natural, os meios de cultura devem ter na sua composição, em concentrações não inibitórias do crescimento, os nutrientes indispensáveis ao crescimento dos microrganismos que são, fonte de energia, fonte de carbono, fonte de nitrogênio, fatores de crescimento, fontes de minerais e água, sendo que essa composição precisa estar com o PH equilibrado (2014, Senai).
Quanto a classificação dos meios de cultura será abordado sua origem natural que são aqueles que já existem prontos na natureza ou artificial que são aqueles constituídos de substancias químicas (2014, Senai).
Sua composição química, definidos, com composição química exata, conhecidos os nutrientes presentes e suas concentrações exatas, indefinidos ou complexos, que são aqueles que apresentam uma composição química definida, não são conhecidas exatamente quais as concentrações presentes. (2014, Senai).
Seu estado físico, líquido que são os meios utilizados na forma de caldo e são desprovidos de ágar, semi-sólido são os que apresentam em sua composição 1% de ágar e os sólidos, que apresentam em sua composição 1,5 a 2,5% de ágar (2014, Senai).
Quanto a sua finalidade, temos a simples