Presença de microorganismos no ambiente
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
Microbiologia Industrial
Experiência 5: Presença de microrganismos no ambiente
Turma: EQM_T01
Prof(s). Responsável: Nora Garcia Oduardo
Aluno: Aimée Maria Valente da Silva
Uso do Professor
Nota do grupo
Aluno: Fernanda Fróes Ramos de Lima
Uso do Professor
Manaus, AM
2011
Introdução
As bactérias estão presentes em todos os ambientes. Muitas vezes, sua presença não é prejudicial, como os microorganismos que colonizam a nossa pele e o nosso trato gastrintestinal. Algumas vezes esta presença é benéfica, como a utilização de microorganismos na indústria de alimentos na produção de alimentos fermentados, como diversas bebidas. Diversos microorganismos têm, no entanto, a capacidade de nos causar doenças, até mesmo os microorganismos da nossa microbiota normal (em casos de redução da atividade imunológica, causando doenças oportunistas), e muitos casos podem ser veiculados por alimentos (1).
As principais fontes de contaminação dos alimentos, por exemplo, são o solo e a água, as plantas, os utensílios utilizados na sua preparação (contaminação cruzada), o trato gastrintestinal do homem e de animais, as próprias pessoas que os manipulam e preparam, a ração animal, a pele dos animais, e até o ar. Os microrganismos estão presentes em quase todos os ambientes e superfícies (1).
Existem vários métodos de monitorização microbiológica, como a contagem de Unidades Formadoras de Colônias - UFC/m3, contagem de UFC por deposição de colônias em placas, contagem ao microscópio. A coleta passiva por deposição de microrganismos em placas de petri depende da contaminação pela ação da gravidade, sendo afetada pelo tamanho e forma das partículas, fluxo de ar, tempo de exposição, local onde as placas são expostas e apresenta dificuldade de estimar dados quantitativos (2).
O meio BDA (batata,