meio anbiente
O crescente nível de poluentes jogadas no ar deixa cerca de quatro mil pessoas mortas por ano só no estado de São Paulo. Os três principais motivos câncer de pulmão, infarto agudo do miocárdio e bronquite crônica e asma.
A maior concentração de poluentes jogados no ar fica por conta das grandes cidades, pois, quanto maior a aglomeração da população maior é o índice de queima de combustíveis dos veículos, os quais já marcam um crescimento de 119% em apenas uma década e já pode ser considerado o maior causador do Efeito Estufa.
Os principais gases poluentes são: Dióxido de Carbono (CO2) produzido com a combustão de combustíveis fósseis, responsável por cerca de 64% do efeito estufa.
Metano (CH4) produzido por campos de arroz, pelo gado e pelas lixeiras, responsável por cerca de 19 % do efeito estufa.
Clorofluocarbono (CFC) são usados em sprays, motores de aviões, plásticos e solventes utilizados na indústria eletrônica, responsável por cerca de 10% do efeito estufa.
Acido Nítrico (HNO3) produzido pela combustão da madeira e de combustíveis fósseis, pela decomposição de fertilizantes químicos e por micróbios, responsável por cerca de6% do efeito estufa.
O Efeito Estufa é o grande causador do aquecimento global, o qual proporciona o derretimento das calotas polares, que, segundo o documentário Uma Verdade Inconveniente, vai proporcionar um aumento de 3,2 mm no nível do mar anualmente, o que proporcionara em alguns anos o desaparecimento de ilhas e países do mapa.
É evidente a necessidade da criação de planos para o controle de poluentes em cada país, quanto mais desenvolvido maior sua responsabilidade com o planeta. Grandes avanços já foram dados como a implantação do controle de poluentes providos dos veículos a partir de 2013, mas os danos na camada de