Meio ambiente
Especialistas afirmam que o cenário para o planeta Terra é catastrófico, como, por exemplo, o derretimento das calotas polares, aumentando o nível do mar e engolindo cidades inteiras, principalmente as litorâneas, e desalojando, milhões de pessoas. Sabe-se que o grande vilão dessa tragédia global são as emissões de gás carbônico, expelidas na atmosfera, emitidas principalmente pelas indústrias e carros.
O lixo é o responsável por um dos mais graves problemas ambientais do nosso tempo. O seu volume é muito grande e vem aumentando progressivamente, principalmente nas grandes cidades, atingindo quantidades impressionantes. Como os locais para disposição estão se esgotando rapidamente, umas das alternativas é a reciclagem, que além de reduzir a poluição causada pelo lixo, proporciona uma economia de recursos naturais, como matérias-primas, água e energia.
Outros problemas encontrados são:
Poluição Atmosférica: refere-se a mudanças da atmosfera causando impactos a nível ambiental ou na saúde humana, através da contaminação por gases, partículas, líquidos em suspensão, matéria biológica ou energética. Os principais poluidores são: óxidos de enxofre, óxido de azoto, monóxido de carbono, compostos orgânicos voláteis e partículas finas e inaláveis.
Aquecimento Global: o aquecimento global é um processo de aumento da temperatura média dos oceanos e do ar próximo à superfície da Terra, que ocorre desde meados do século XIX e que deverá continuar no século XXI, causado pelas emissões de gases poluentes na atmosfera. As causas são: aumento da emissão dos gases do efeito estufa, a queima de matas e florestas, desmatamentos, desenvolvimento urbano